quinta-feira, 2 de agosto de 2012

OLIM-PIADAS 2012 DO NOTICILÁRIO - PARTE 1

<Por Guto Olivares, ex-atleta, ex-competidor, ex-comentarista esportivo, ex-pecialista em diversas modalidades olímpicas e ex-peculador de resultados>


Ah, finalmente as Olimpíadas! Festa suprema do esporte, reunião das raças e dos povos sob uma só bandeira. O sonho de Coubertin (não sabe quem é? Google, meu filho, Google...). Momento especial, único, de paz mundial, onde todas as atenções estão voltadas para a superação dos limites do homem. Fabricantes de materiais esportivos em busca de centésimos e milímetros a mais, ou a menos, para favorecer seus atletas. Patrocinadores em busca da propagação milionária de suas marcas mundo afora. TVs a cabo faturando horrores e pagando horas extras não tão fabulosas a seus comentaristas. Duas semanas onde qualquer atleta pé-rapado vira celebridade e tem uma história de vida emocionante para contar, mesmo que não ganhe uma partida, set, ponto, luta ou prova e que você nunca mais venha a ouvir falar dele de novo! 
Na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, toda a leveza e arte dos anfitriões.
Brasileiro, que é povo bom de enrolação, aproveita qualquer evento deste porte para justificar, junto a seus colegas de trabalho, aquela paradinha durante o expediente... É possível se ouvir: "Vamo lá! Vamo ver o cara da esgrima! É BRASIL! Já está entre os 64 melhores do mundo!" ou "Que horas que é a disputa do Badminton, hein? Nossa, adorei aquele jogo! Muito bacana! Vamos ver ali na TV da recepção? Parece que a Indonésia foi pra repescagem". Ou seja, mini-tentativas de se recriar os semi-feriados que vemos em Copa do Mundo!
Percebe-se, na foto acima, o carinho com que a ala-pivô brasileira é recebida pelas adversárias russas.
Momento de confraternização e paz só proporcionado no ambiente dos Jogos Olímpicos!
E os sujeitos, verdadeiras MALAS, que se julgam especialistas em qualquer esporte? "Não! Claro que não foi Yuko! Foi Waza-Ari! Ele caiu meio de lado assim..." ou "Na hora do salto ela não podia dobrar tanto a perna, deu no que deu!", ou ainda "O Bernardinho não troca ninguém, meu Deus! Quê que é isso? O Xandão não acerta uma bola de meio!". E aí, fazer o quê, né? Tem que aturar e balançar a cabeça pra ver se o cara desiste de assistir e vai embora. Criar debate nessa hora é o pior a ser feito...
A graciosidade da romena, na prova de Arremesso de Cabeça Sincronizado.
Só para este esporte, o Brasil possui 150 milhões de comentaristas...
Enfim, todo esse momento único tem um nome: OLIMPÍADAS! E como é difícil e custa caro pra cacete pra organizar, não poderia acontecer em intervalo menor do que quatro anos mesmo... Fenômenos complexos e semelhantes a esse só a Copa do Mundo (que no caso da de 2014 certamente será adiada para 2015, mais ou menos), as eleições pra presidente do Brasil e o tempo que se leva para reunir uma pessoa com meio cérebro dentro de uma edição do BBB (Big Bosta Brasil).
Alguns acidentes de percurso sempre acontecem, mas,
em geral, a organização dos londrinos tem sido exemplar!
Londres, a cidade da garoa que inspirou São Paulo, é, portanto, desde a sexta-feira passada, palco de todos esses sonhos e superações. Mas, como nem tudo são flores, ou melhor, como nem tudo são ramos de oliveira para quem está de longe, tentando seguir cada minuto do que se passa em solo inglês, o NOTICILÁRIO ®, veículo essencial para seus leitores se manterem antenados no mundo do esporte, preparou um dossiê para você não se perder e acompanhar a chance de cada país nas diversas modalidades esportivas. Veja a lista na continuação deste post, amanhã, neste mesmo blog!

Veja AQUI a segunda parte deste post!

[Fotos: Montagens de Guto Olivares e imagens sobre material dos sites
http://eitapreula.com.br,  http://lanchoneteedermix.com.br, http://cuiabrasa.com.br,
http://techtudo.com.br, http://olimpiadas.uol.com.br, http://ondasdaweb.wordpress.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SEGUIDORES DO NOTICILÁRIO NO BLOGGER (CLIQUE AQUI, SIGA A GENTE E AJUDE A VIABILIZAR ESSE BLOG!)