quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

4 PERGUNTAS PARA: BAIANO BROWN

<Por Guto Olivares, logo após a cerimônia de entrega do Oscar 2012. OBS: Agradecemos a algumas perguntas formuladas e enviadas pelos internautas Seu Correa e Fábio Paula>
Mal-compreendido, criticado, sacaneado pelo público e agora no Oscar... Esse é Baiano Brown, aqui com
sua famosa e eterna conjuntivite que o impede de andar e ser fotografado sem óculos escuros!
[Foto: Imagem do site http://liciafabio.uol.com.br]
Controverso, polêmico e outras vezes criticado pelos críticos. Esse é Baiano , figurinha carimbada do álbum dos nomes mais populares da MPB (Música Para Baianos). O NOTICILÁRIO ®, utilizando todos os seus recursos de penetração em festa alheia, conseguiu, ao final do maior evento mundial de cinema, trocar uma prosa com este músico que tão bem representa o povo brasileiro: sofrido, aguerrido e que só leva fumo!

1) Baiano , desde quando você não lava o seu cabelo? E já que você não lava, por que usa essa toalha ridícula parecida com um turbante? Você é descendente de indianos?
R: Olha, rapaz, eu acho que... Eu acho que eu não lavo essas tranças, compreendeu... Eu não lavo essas tranças desde a década de 70, sabe? Na verdade, meus cachos já ficaram impermeáveis com o tempo. Pra cortá-los, por exemplo, só com moto-serra, meu rei, bem complicado. Quer dizer, na verdade, na verdade... Minto, na verdade, a última vez que eu lavei foi naquele episódio da água mineral no Rock in Rio, se não me falha a memória. Quero dizer, lavaram pra mim, né? A toalha? Ah! A toalha eu uso de sacanagem mesmo, só para dar um aspecto mais estranho à minha figura que já peculiar, né, bicho? Cria aquele mito, aquele negócio... Sabe qual é, né?

2) Não, não sei não... Mas foi bom você ter falado no episódio do Rock in Rio 3, em 2001... O que foi mais humilhante para você? Levar a chuva de garrafas plásticas de água naquele fatídico show ou perder o primeiro Oscar brasileiro para a canção "O sapo não lava o pé" (do original "The frog seems to have a big stinky cheese on his foot"), interpretado pelo Sapo Cako, dos Muppeids? [Nota: O NOTICILÁRIO ® havia previsto esta derrota quase um mês antes, relembre aqui]
R: Perceba, bicho, é a tal coisa, né... É aquilo... Brasileiro não sabe valorizar o que tem, né? E aí, bicho, pois é... Eu represento a baianidade nagô, certo? Ninguém sabe o que é isso, por isso me discriminam... Se eu fosse verde, magrelo, namorasse uma porca, tivesse dois olhões e cantasse em inglês, tenho certeza que o resultado seria diferente... O problema é que eu pareço médico: só ando de branco e ninguém entende minhas letras (risos)! Mas o episódio do Rock in Rio [veja foto abaixo] já está superado, ainda que eu nunca mais toque para aqueles fil%#&* de umas !@$&*@# e maconheiros de #$%&*#@... Mas tá tudo superado, bicho. Sou baiano, levo tudo na alegria, no carnaval...
Baiano  no episódio das garrafadas no RIR. Segundo ele, tudo superado.
[Foto: Imagem do site O Globo - http://oglobo2.globo.com]
3) Por falar em carnaval, você já tentou Timbalada, Olodum, Samba, Axé, Tribalistas, Música de Filme de Animação Infantil e até pegou a filha do Xico Chuaque, um dos mestres da MPB (Música Para Bêbados), mas continua sendo reconhecido apenas como um percursionista me(r)diano. O que você vai tentar agora? O que é que te falta na carreira ou qual carreira que te falta?
R: Veja, bicho, agora só me resta o Heavy Metal, véio. Entro semana que vem em estúdio para gravar uma versão de "Smoke On The Mineral Water", do Dee Purpur. Vou trazer o molejo e o suingue soteropolitano para essa coisa meio pesada, entende, essa coisa meio metalizada, compreendeu? Essa coisa meio assim das guitarras distorcidas... Tô pensando em fazer tipo um afoxé, colocar um agogô, sei lá... Mil coisas na mente...

4) Ah, tá! Imagino que deva ficar bem... diferente, né? E pra terminar: a alegação de que você estaria com a camisa do Vasco da Gama sob seu smoking, é verdadeira? Você é torcedor do time carioca? Se sim, então trouxe mais um título para eles, o de "vice-melhor canção"?
R: Pôxa... (risos) Descobriram meu segredo, véio (mais risos)! Eu me identifico demais com esse clube, que é o clube que deu o primeiro apoio aos negros no Brasil, é o clube do povo, meu irmão: sofrido, aguerrido e que só leva fumo, como eu! Pena que dessa vez não deu para levar a estatueta do careca para casa, quem sabe se ele tivesse tranças assim, né (risos)? Mas pelo sim, pelo não, pelo menos nós podemos dizer que eu representei bem o VASCO e o BRASIL no OSCAR 2012, e que nós fomos os melhores dentre todos aqueles que nem concorreram! Eu me sinto realizado, bicho... Estou muito feliz, negão!

________________________
Guto Olivares é escritor, redator, diretor, roteirista, produtor e tradutor de legendas de grande parte dos filmes portugueses rodados no Brasil. Co-côrrespondente do NOTICILÁRIO ® para a entrega do Oscar 2012, juntamente com Rubens Ewialdo, Filho. Em cima da hora, Guto conseguiu comprar sua passagem para Hollywood, Los Angeles, através de um desses sites de compras coletivas. Aguarda agora a oportunidade de outra promoção destas para poder retornar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SEGUIDORES DO NOTICILÁRIO NO BLOGGER (CLIQUE AQUI, SIGA A GENTE E AJUDE A VIABILIZAR ESSE BLOG!)