sábado, 18 de fevereiro de 2012

GERADOR DE MUSICA BAIANA ® ou CRIE SEU PRÓPRIO HIT DE VERÃO!

<Por Guto Olivares, direto de Salvador, terra do trio elétrico e do Carnaval 24 horas self-service>


Em total clima de folia, o NOTICILÁRIO ® traz hoje aos seus 13 fiéis leitores uma receita infalível para o sucesso... Desvendamos, em primeira mão, como a indústria da música baiana cria seus estrondosos sucessos, um segredo que é guardado a sete chaves por algum PM mal-pago.
Já se imaginou comandando um desses? Sim, agora você pode!
[Foto: Foto do site Intrometendo - http://intrometendo.com]
No roteiro abaixo, você mesmo vai poder, mesmo sem ser compositor ou sequer ter escrito uma poesia de 4 versos na escola, compor seu próprio HIT DE VERÃO, utilizando o conceito do GERADOR DE MÚSICA BAIANA ®, mais uma criação inovadora do seu blog de humor favorito! Veja como é fácil:


TÍTULO DA MÚSICA: 
<ESCOLHA QUALQUER UMA DAS PALAVRAS QUE APARECEM NAS SEÇÕES ABAIXO. PODEM SER DUAS TAMBÉM!>


BLOCO INTRODUÇÃO: Nada demais. Apenas vocativos, onomatopéias e interjeições.
<ESSA É A PARTE DA MÚSICA QUE VAI CHAMAR O PÚBLICO. NÃO PRECISA DE MUITA CRIATIVIDADE, MAS ELA DEVE SER FÁCIL DE MEMORIZAR! AH! AS PALAVRAS NÃO PRECISAM, NECESSARIAMENTE, FAZER SENTIDO, SOLTAS OU EM CONJUNTO!>


SUGESTÕES:
Ae Ae Ae Ae Ae
Foi Foi Foi Foi;
Ae Ae Ae Ae Ae
Foi Foi Foi Foi;
La La Le Le La La
La La Le Le La La;
Deixa ZumZumZumZumZumZum
Cha Lá Lá Le Le Lá Lá;
Badala Badala Abadá,
Fica Bom Bom - Vem Laiá!
É Chique, Chique, Chique,
Ulelê Lelê Zaia;


BLOCO DO CONTEXTO: Inserindo o ouvinte da música no que realmente a motivou.
<ENALTEÇA QUALQUER CARACTERÍSTICA DA BAHIA, FALE QUALQUER BALELA SOBRE O AMOR, OU ENTÃO DIGA QUE A FESTA VAI COMEÇAR>


SUGESTÕES:
Hoje é FESTA na Bahia,
CARNAVAL arrepia;
Vixe MAINHA assobia,
É a Oitava MARAVILHA;
FESTA em Salvador,
Na BARRA o FAROL a brilhar;
Tá na FORÇA do AMOR,
Não deixa o CAMARÃO escaldar;
Vem que o VERÃO chegou,
PELOURINHO inteiro ecoou;
Todo AMOR que então CHOROU,
No BERIMBAU que MEU REI tocou;


BLOCO DE CONTINUIDADE: O Contexto já apresentado, vem o desenvolvimento do tema central e a preparação para o refrão, a seguir.
<CONTINUE FALANDO DE FESTA, DA BAHIA, DE AMOR, OU QUE TÁ FICANDO BOM DEMAIS, MAINHA! >


SUGESTÕES:
Na praça CASTRO ALVES,
Meu AMOR DESPONTOU;
Foi no BATUQUE que balança NEGO,
O Ilê Ayê me ALUCINOU;
MAIMBÊ, DANDÁ, ALABÁ,
Do Curuzu a Pituba a CANTAR;
O SOL do VERÃO vem ILUMINAR,
Se te pego eu vou te BEIJAR;
Menino subindo a LADEIRA aiê,
Ele toca TAMBOR no GUERENGUÊ;
Mãe Preta apresenta o ACARAJÉ;
E REQUEBRA, BALANÇA na maré;


REFRÃO: Enfim, o coração de sua letra. É aqui que toda a sua criatividade deve ser liberada!
<SIGA MENCIONANDO A FESTA E O AMOR NA BAHIA! SÓ INTERCALE COM RIMAS MAIS FÁCEIS!  REPITA PELO MENOS UMAS 7 VEZES CADA ESTROFE...>


SUGESTÕES:
Segura, segura no TIMBAU,
Segura, segura no TIMBAU,
Coco no BOBÓ,
Coco no BOCÓ (Repete 19x)
Não para não, meu CORAÇÃO,
No CARNAVAL, NOVA ESTAÇÃO,
Não para, vem minha FLOR,
O NEGRO é raça é fruto do AMOR (7x)
Vem que eu hoje eu quero TE AMAR,
BEIJO, BEIJO, BEIJO vou dar;
Vem que eu hoje eu quero VIVER,
LOUCO, LOUCO, LOUCO vou ser; (45x)

BLOCO DE FINALIZAÇÃO: Repita o tema inicialmente apresentado e comece a preparar para o final da música. Agora vale qualquer coisa, afinal, todos estão mais é querendo repetir o refrão acima até cansar!
<SE QUISER, PODE DAR UMA PAUSA E NÃO FALAR MAIS DO AMOR, DE FESTA E DA BAHIA! MAS É SÓ AGORA, OK? NO LUGAR, USE MENSAGENS OTIMISTAS PRA DEIXAR O POVO FELIZ E COM VONTADE DE CANTAR MAIS...>


SUGESTÕES:
Na expressão do SORRISO,
Do jeito que eu PRECISO;
Já falei que te QUERO,
REQUEBRA que eu te ESPERO;
Teu jeito SENSUAL,
Foi pro BEM, foi meu MAL;
Vamos EMBORA, vem pra cá,
Eu sou da PAZ, sou RASTÁ;
É do cabelo a RAIZ,
É tempo de ser FELIZ;
Todo fulgor de tua LUZ,
Cantando o que me SEDUZ;

REPETE INTRODUÇÃO como PRÉ-REFRÃO FINAL:


SUGESTÕES:
Badala Badala Abadá,
Fica Bom Bom - Vem Laiá!
É Chique, Chique, Chique,
Ulelê Lelê Zaia;
Ae Ae Ae Ae Ae
Foi Foi Foi Foi;
Ae Ae Ae Ae Ae
Foi Foi Foi Foi;
La La La Le Le La La La
La La La Le Le La La La;
Deixa ZumZumZumZumZumZum
Cha Lá Lá Le Le Lá Lá;

REFRÃO FINAL: Terminou a música e seu trabalho está pronto! Agora é só inventar uma coreografia bem simples e contratar o trio elétrico para ter o sucesso garantido no Carnaval! Com um pouco de sorte, caso algum jogador brasileiro no futebol europeu goste de sua música e repita a dançinha comemorando gols, ela pode até virar um HIT INTERNACIONAL! #RememberMichelJiló


SUGESTÕES:
Segura, segura no TIMBAU,
Segura, segura no TIMBAU,
Coco no BOBÓ,
Coco no BOCÓ (Repete 39x)
Não para não, meu CORAÇÃO,
No CARNAVAL, NOVA ESTAÇÃO,
Não para, vem minha FLOR,
O NEGRO é raça é fruto do AMOR (7x)

Vem que eu hoje eu quero TE AMAR,
BEIJO, BEIJO, BEIJO vou dar;
Vem que eu hoje eu quero VIVER,
LOUCO, LOUCO, LOUCO vou ser; (28x)

________________________
Guto Olivares é poeta, compositor, membro da comissão julgadora do Desfile Oficial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e amigo de Xorje Péligeiro (Dez, nota dez!). Na ausência de todos os outros colaboradores que vazaram para curtir o feriadão bem longe da redação, Guto é o engraçadinho de plantão do NOTICILÁRIO ® neste Carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SEGUIDORES DO NOTICILÁRIO NO BLOGGER (CLIQUE AQUI, SIGA A GENTE E AJUDE A VIABILIZAR ESSE BLOG!)