sábado, 4 de fevereiro de 2012

COMO EDITAR UM JORNAL POPULARESCO E INÚTIL

<Por Guto Olivares, foca, repórter estagiário e editor-chefe do NOTICILÁRIO ®>

É bem conhecido que jornais voltados às classes mais necessitadas da população precisam apresentar uma linguagem simples, concisa, e ao mesmo tempo mostrar tudo aquilo que o povão gosta de ver. A regra é: se não apelar, o jornal não vende!

O NOTICILÁRIO ®, cumprindo sua função social de profissionalizar novos aprendizes do jornalismo marrom (até para poder contratá-los a preço de banana mais tarde), traz a seus leitores um atualíssimo guia para editar as próprias manchetes inúteis de seu próprio jornaleco. Veja agora, no infográfico abaixo, as principais regras para você mesmo montar seu próprio matutino, poder vendê-lo nas esquinas de sua comunidade e ainda tirar um trocado com isso. O que está esperando? Derrube a concorrência da grande imprensa com uma publicação simples mas elegante!
[Foto: Montagem de Guto Olivares sobre imagem do site http://www.meiahora.ig.com.br]
8 REGRAS BÁSICAS PARA EDIÇÃO DE UMA CAPA INÚTIL DE JORNAL POPULARESCO
(confira os números abaixo com as seções marcadas na página exemplo acima):

1) Escolha um nome de jornal fácil de ser memorizado e solicitado nas bancas. Nada de "A Estrela Vespertina" ou "Gazeta Metropolitana"... Fala sério! Você acha que alguém vai conseguir decorar isso? Nome bom é: "Meia-Sola", "A Bola", "Já É!" e "Paredão do BOPE". O nome tem que levar direto ao desejo do leitor...

2) Sempre uma notícia de futebol, logo pra esquentar... Fale bem ou mal, mas metade das pessoas que lêem (lêem mesmo???) o seu jornal, procuram logo a seção dos esportes, e lá dentro, a de futebol. Na verdade, nem precisa falar de vôlei, basquete, essa coisas... Só precisa de futebol...

3) Pobre sempre tem um carro velho pra vender ou quer comprar uma moto. Taí a chance de alavancar as vendas de seu periódico, com uma seção voltada exclusivamente pra "esquentar" e "desmanchar" os carros que são roubados constantemente nos arredores dos bairros de seus leitores.

4) Preço acessível, meu amigo. Preço acessível! Você acha que com essa crise econômica mundial toda, com a inflação pela hora da morte, os mais remediados tem dinheiro pra comprar leitura cara? Povão só abre o bolso pra comprar celular mesmo! Preço de jornal é pra ser 10, 15 centavos... Aquelas moedinhas que sobram da volta da padaria, sabe? Mais caro que isso, não vende!

5) Mulher semi-nua na capa. Pode ser feia (geralmente) ou bonita, mas se estiver quase pelada garante a venda do jornal para a metade masculina não-gay do público-alvo. Tiro certo!

6) Enfim, a notícia principal! Nada de falar de política ou economia. O povo já tá de saco cheio disso! O grande lance é levar o crime que aconteceu ontem pertinho da casa do cara. É isso que a galera quer saber... Poder dizer: "Ali, não falei? Prenderam o Betão! Pô, o cara era parceiro de infância meu!" é o sonho de qualquer excluído social. Pra ele, é quase como participar no BBB... (vide postagem anterior)

7) Para desopilar, porque ninguém é de ferro, apresente uma notícia séria de forma bem hilariante, estapafúrdia, e com um quê de anedota. Coisas do tipo: "Vovó do pó arregada com Viagra" e "Dona de casa vesga virou os zóio" são facilmente compreensíveis, desde que você utilize o dialeto e os jargões comuns a seus leitores.

8) Por fim, para cumprir a função informativa de seu jornal, uma única notícia útil, por favor, afinal de contas, você não pode esquecer dos aposentados e desempregados que compram o seu produto.

Ah! E antes que eu esqueça, como dica geral, use fotos, muitas fotos... Afinal, como dizia o ex-presidente Bula Inácio: "Livros? Leio muitos, principalmente aqueles que tem figuras grandes!".

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Guto Olivares é Gerente de Projetos, Engraçadinho, e também Investidor, Escritor, Redator, Orador, Pintor, mas nunca concorreu ao cargo de Senador. Único do grupo que possui um editor de textos com licença original e tem saco para escrever duas linhas de roteiro para o programa e postagens para o Blog. Pisciano, sentimental, e co-fundador do grupo, Guto é o lado emotivo do NOTICILÁRIO ®, tendo recebido recentemente o titulo de Honoris Grandes Coisas da Academia Real de Trocadalhos do Carilho, em Massachusetts.


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